Técnica de jogos e networking virtual tem sido solução efetiva para driblar crise no setor de eventos, com resultados promissores. Plataformas de eventos que aderiram a gamificação de eventos online apresentam aumento de 50% na taxa de engajamento.
O setor de eventos foi um dos mais afetados e impactados durante a pandemia de Coronavírus. Segundo o Sebrae, o segmento acumula um prejuízo de aproximadamente 270 bilhões, com inúmeras perdas, fechamentos e demissões. O segmento representa hoje, 13% do Produto Interno Bruto (PIB) com mais de 60 mil empresas dependentes diretas do setor e mais de 2 milhões de microempresários.
Com esse panorâma, o setor precisou se reinventar durante a crise, migrando para o formato online e aderindo as novas tendências do universo digital. Dentro das novidades, a gamificação em eventos online tem se mostrado um recurso potente e altamente compensatório para empresas e participantes.
O que é gamificação em eventos online?
Gamificação é a tradução do termo em inglês “gamification”, e caracteriza uma técnica de jogos e dinâmicas estruturadas dentro de um ambiente virtual de jogos, com o objetivo de gerar conexões, interações e promover a troca entre os participantes por meio de competições e brincadeiras saudáveis.
A gamificação em eventos online consiste em promover uma experiência virtual de conexão mútua entre os participantes, por meio da descoberta de afinidades, brincadeiras, desafios, diversão e jogos motivacionais, desenvolvendo atributos profissionais como a cooperação, persistência, força de vontade e desenvoltura.
Com uma gamificação em eventos online bem planejada e estruturada, os resultados de engajamento podem ser altamente potencializados e gerar momentos descontraídos entre os participantes, tornando o evento muito mais leve, lúdico e com uma proposta inovadora e diferenciada.
5 modelos de gamificação para eventos corporativos virtuais
- Gamificação em evento interno para colaboradores: No contexto 100% corporativo, os recursos de gamificação podem trabalhar diversas sensações e sentimentos dos colaboradores. É possível realizar jogos e competições ao vivo com foco em despertar propósito, motivação, autoconfiança, otimismo, produtividade e ética entre os funcionários, além de gerar momentos únicos de descontração entre os times.
- Gamificação para gestão de empresas: Muito aplicada no dia a dia de grandes empresas, esse modelo de gamificação apresenta bons resultados. Atualmente é difícil se identificar com o perfil de empresas engessadas e inflexíveis, né? Quanto mais inovadora e disruptiva, mais bem vista é, e a gamificação aqui eleva ainda mais essa ideia. Nesse contexto, a gamificação pode ser feita na rotina profissional da empresa com foco na melhoria de desempenho dos funcionários, propondo tarefas diárias virtuais, ganho de ponto por produtividade e recompensas mensais.
- Gamificação para confraternização corporativa: Imagine a festa de final de ano da sua empresa, com uma proposta diferenciada de gamificação? A confraternização online pode ser incrivelmente divertida com revelação ao vivo de amigo secreto, jogos de interação, sorteios ao vivo, e muito mais.
- Gamificação para convenção de vendas: As convenções de vendas possuem uma estrutura universal, no qual grande parte da equipe empresarial se reúne, nesse caso, de forma virtual, para obter informações estratégicas, impulsionar negócios, planejar e também realizar dinâmicas de socialização fora da empresa. Esse momento pode ser fundamental para criar dinâmicas de jogos inteligentes e super divertidas, além de realizar sorteios e premiações ao vivo para os funcionários do ano.
- Gamificação para evento corporativo: Um evento corporativo pode ter muitos objetivos, mas uma proposta comum é encantar os participantes, né? Nesse caso, a gamificação pode transformar a experiência dos convidados. Faça gamificação em eventos online de forma inteligente e inclua recursos interativos e tecnológicos durante a sua transmissão ao vivo para fidelizar sua audiência.
Os benefícios da gamificação para eventos
– Engajamento 50% superior a um evento sem gamificação.
– Maior interatividade durante o evento.
– Identificação com a marca.
– Sensação de pertencimento entre o público.
– Maior atração de público pela possibilidade de participar de algo inovador.
– Aumento da motivação dos participantes.
– Fortalecimento do conteúdo.
– Extração de dados valiosos sobre os participantes (público-alvo).
Gamificação em eventos online: 6 ideias para potencializar a sua experiência
- Concursos e sorteios interativos ao vivo
Imagine iniciar o seu evento com a experiência de um sorteio ao vivo super interativo ou um concurso rápido com premiação imediata? Esse tipo de momento pode gerar ótimas sensações nos participantes e motivá-los no evento do início ao fim.
Uma sugestão é criar uma dinâmica de sorteio antes de tudo começar. Você pode fazer isso através de um formulário do Google, por exemplo, ou algum site específico de sorteio online, gerando um número de série para cada participante.
Os prêmios podem ser relacionados ao seu segmento, descontos, itens personalizados da sua marca, brindes, cursos, bonificações e até mesmo uma premiação final mais exclusiva. Abuse da criatividade para surpreender o público.
- Quizzes e testes de conhecimento
Crie uma dinâmica de quizzes e testes relacionados ao conteúdo do seu evento online. Para eventos corporativos, desenvolva questões relacionadas a marca, setor e mercado em questão.
Crie um sistema de pontuação e recompensas e desenvolva a competitividade com testes criativos online. Ofereça prêmios para os primeiros colocados.
- Qual é a música? Banda ao vivo
Imagine um evento online, com uma banda ao vivo tocando clássicos em tempo real? Já parece muito agradável né? Mas que tal gerar uma gamificação nessa experiência? Inclua uma banda ao vivo em um estúdio profissional e crie uma dinâmica de jogos com os convidados para acertar as músicas tocadas apresentando algumas notas aos participantes. O público adora esse tipo de interação e pode gerar muitos momentos divertidos.
- Jogos coletivos online
Os jogos coletivos são opções divertidas e eficazes para entreter, engajar e gerar momentos de descontração. Ofereça um jogo online através de salas privadas. Among Us, Uno, Gartic e Stopots. Selecione o que mais agradaria a sua persona e faça a integração com a sua plataforma de transmissão ao vivo.
- Caça ao tesouro online
Imagine esconder palavras interativas durante todo o evento online, e quem formar a frase certa, ao final do evento, pode ser premiado? Esse tipo de gamificação gera muita diversão. As palavras podem ser escondidas em estantes virtuais, cenários customizados e até mesmo aparecer e desaparecer durante o conteúdo. Aqui a atenção dos candidatos será posta a prova.
- A experiência do delivery
Incluir uma entrega delivery na casa dos participantes não se enquadra exatamente no modelo de gamificação, mas é uma ótima forma de encantar e gerar uma experiência inesquecível atrelada a sua marca.
Esse tipo de ação faz com que os eventos 100% online sejam apreciados de forma diferente pelos participantes, já que eles terão uma “prova física” de que foram lembrados e de que estão inclusos na atmosfera do evento. Não deixe de se programar e enviar alguns kits especiais para os participantes.
Como aplicar a gamificação em um evento online?
Assim como nas brincadeiras infantis e jogos de videogame, todos os tipos de jogos e dinâmicas envolvem princípios e regras de conduta que devem ser seguidos para uma conclusão efetiva e agradável. No caso da gamificação em eventos online, não é diferente:
· Estabeleça as regras do jogo e aplique-as de forma justa.
· Crie objetivos comuns para motivar os jogadores e desenvolva desafios, competições e fases que motivem os participantes a jogarem.
· Estimule a participação e a interação com outros participantes.
Lembre-se, porém, que a ideia da gamificação é transpor a temática dos jogos em outros contextos, não apenas divertindo os participantes, mas promovendo o desenvolvimento deles em uma área de interesse.
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