Já se perguntou como usar Lives para aumentar as vendas? A maioria das pessoas já assistiu ou participou de uma Live hoje em dia. As Lives são transmissões ao vivo de vídeo e áudio disseminados na internet através das redes sociais ou plataformas privadas. Atualmente a maioria das empresas utiliza as Lives como estratégia de marketing, transmitindo um vídeo ao vivo no Youtube, Facebook, ou no Instagram. E uma coisa é certa: Lives ajudam a vender mais e podem aumentar significativamente a visibilidade e o caixa das empresas.
As Lives têm recursos potentes de interação. Permitem que usuários interajam através de comentários e curtidas em tempo real, além de elevar o engajamento, alcance e a captação de novos seguidores para a marca, fidelizando os já existentes e criando conexões entre empresas e público-alvo.
Além disso, pesquisas apontam que Lives realizadas por empresas podem elevar o grau de credibilidade na marca, já que as transmissões ao vivo causam uma sensação de pertencimento ao usuário e melhoram significativamente a comunicação com o público, além de reduzir custos e otimizar taxas de conversão.
Lives para aumentar as vendas? Como é possível
Lives para aumentar as vendas têm trazido resultado significativos para empresas.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Cisco, até o final de 2020 82% do tráfego gerado pela internet será gerado através de vídeos, ultrapassando a TV tradicional. Hoje 86% dos brasileiros assistem vídeos e Lives diariamente, e 72% das pessoas preferem aprender mais sobre um produto, serviço ou empresa através de vídeos e Lives. Usuários retém 95% do conteúdo quando disseminado através de vídeo e Lives e hoje 81% das empresas já utilizam o vídeo-marketing ou as famosas Lives como estratégia de marketing e vendas para potencializar seus números.
Lives são uma tendência no mundo dos negócios e utilizá-las para aumentar as vendas da sua empresa é uma ótima estratégia e um investimento que terá retorno. Mas não se precipite, para uma Live conseguir vender um produto ela precisa ser ótima, conquistar o público, gerar encantamento, aproximação, identificação, informação e credibilidade.
Digamos que sua empresa está realizando uma transmissão ao vivo e você percebe que o público não está respondendo ao seu conteúdo, será perda de tempo oferecer o seu produto para usuários que não estão interessados. Agora imagine a opção inversa, sua Live está sendo um sucesso em acessos e interação, o público se envolveu com a comunicação da sua empresa e qualquer coisa dita após essa conexão pode ser transformada em venda, já que o público absorveu a imagem da empresa como algo confiável e necessário. Esse truque pode alavancar potencialmente sua credibilidade e utilizar o segredo das Lives para aumentar as vendas.
Algumas empresas também conseguem lucrar com Lives monetizando essas transmissões ao vivo. Esse recurso faz parte do programa de parcerias do Youtube, porém, está disponível apenas para contas que possuem mais de 1.000 inscritos e mais de 4 mil horas de exibição no último ano.
Um outro tipo de Lives para aumentar as vendas é apostar no investimento em influenciadores digitais, já que possuem um número altíssimo de seguidores e são formadores de opinião, podendo otimizar seu produto ou serviço de forma grandiosa.
Mas como fazer Lives para aumentar as vendas? 8 dicas de como vender online através das Lives
1 – Faça um bom planejamento da Live:
Sem um planejamento efetivo as chances da sua Live não decolar são gigantescas. Pare e analise o cenário: Quem é o público para minha Live? Com quem estou falando? Que produto vou oferecer? Qual o valor do meu produto? Porque esse público compraria esse produto? Tenha o cenário claro para depois criar um roteiro e escolher equipamentos de áudio e som de alta qualidade. Um equipamento ruim pode acabar com sua reputação. Se necessário, contrate uma empresa de gerenciamento de Lives, isso ajudará a estruturar da forma correta Lives para aumentar as vendas.
2 – Descubra as dúvidas dos seus clientes
É muito importante descobrir o que gera interesse no seu público. Durante a Live peça para que os usuários interajam postando sempre perguntas e dúvidas para serem respondidas ao vivo. Uma outra estratégia eficaz é realizar uma pesquisa com antecedência com as principais dúvidas e questões sobre o seu produto, serviço e mercado, e aproveitar para responder a maioria durante a Live. Essa estratégia gera mais dúvidas e aproxima o cliente da marca, já que ele pode conhecer mais profundamente a empresa e posteriormente o produto oferecido.
3 – Mantenha a audiência interessada na Live
Porque você assistiria uma Live totalmente desinteressante e com o conteúdo ruim? Motivo algum justificaria permanecer conectado a um conteúdo sem graça. Portanto é muito importante que você desperte o desejo do cliente e mantenha o interesse dele em acompanhar a Live do início ao fim.
Existem muitas formas de fazer isso, organizando seu conteúdo por exemplo com táticas que costumam prender a audiência até o fim. Uma dica excelente é sempre antecipar benefícios no final da transmissão, como por exemplo falar que ao final da Live dará dicas importante sobre o assunto em questão. Mas veja bem, essas dicas precisam ser valiosas, do contrário, o usuário pode se “revoltar” por ter esperado até o fim por algo sem grande valor e o projeto Lives para aumentar as vendas pode ir por água a baixo.
Exemplo de assuntos para manter a audiência interessada durante a Live:
– Sorteios
– Anúncio de novo produto
– Dicas e táticas
– Oferta
– Novidade exclusiva
– Dicas do segmento, entre outras.
4 – Ofereça um benefício ou uma recompensa ao seu público no final da Live
Essa estratégia é excelente. Quem não gosta de ganhar alguma coisa, não é mesmo?
Sua empresa pode deixar claro durante a Live que os clientes que permanecerem conectados até o fim, receberão exclusivamente uma oferta imperdível apenas para quem acompanhou toda a live Live ou até mesmo realizar um sorteio de um produto ou serviço no final.
5 – Venda seu produto explicando tudo sobre ele durante a Live
As Lives para aumentar as vendas podem dar certo com essa dica: a audiência precisa conhecer o que você quer vender. Aproveite a oportunidade para apresentar todos os benefícios e características do seu produto. Agregue valor a ele, crie uma experiência entre produto e consumidor. Abra um momento para as dúvidas sobre ele, esclareça todas!
Separe informações valiosas sobre o que você quer vender. Você conhece o seu produto mais do que ninguém. Faça o público se encantar com essas informações.
6 – Mostre os diferenciais e a expertise da sua empresa no segmento
É imprescindível que o apresentador da Live saiba sobre o que está falando.
É interessante mostrar os diferenciais da empresa e a expertise que a empresa tem no segmento. É hora de conseguir relevância. Uma boa dica é utilizar trechos de grandes feiras ou eventos que a empresa participa, congressos, pesquisas, novas tecnologias e tudo que possibilite que esses clientes se sintam parte do acontecimento, além de potencializar a imagem da empresa.
7 – Apresente cases de sucesso em sua Live
Nada mais inspirador para fazer uma pessoa desejar um determinado produto que mostrar o sucesso que pessoas alcançaram após adquiri-lo. Faça um vídeo com depoimentos, mostre estatísticas, faça entrevista com um grande cliente e passe toda a credibilidade que seu público precisa para querer realizar a compra. Isso dará segurança para adquirir o produto ou serviço. Histórias de sucesso no meio das Lives têm muitas chances de converterem em vendas, não perca mais tempo.
8 – E por fim, não se preocupe se não der certo na primeira tentativa
Se a sua empresa ainda não tem uma grande audiência e um alcance elevado é possível que suas Lives iniciais não tenham o número de acesso esperado, mas olha, isso não é um problema tão menos um fator decisório para o sucesso das suas Lives e para vender através de Lives.
APRIMORE. Corrija todos os erros das primeiras Lives e peça um feedback do seu público. Aos poucos você conseguira atrair mais pessoas com uma Live que oferece conteúdo de Valor e atribui experiência ao público.
Aposte em campanhas de marketing e nas redes sociais para ampliar sua audiência. Divulgue a Live com antecedência para que seu tráfego seja alto.
Seguindo essas dicas é possível que seus resultados aconteçam em breve. Aplique as estratégias e sua empresa será capaz de vender mais com Lives e lucrar muito com as transmissões ao vivo.
Contrate uma empresa de gerenciamento de Live para aumentar suas vendas com transmissões ao vivo.