Muito tem se falado sobre Podcast, mas você realmente sabe o que é? Para que serve? Como fazer um Podcast? Bom, hoje vamos esclarecer todas as duas dúvidas e te apresentar um novo universo cheio de possibilidades. Podcast é a mídia do futuro. Confira dicas e segredos para criar um podcast incrível e potencializar seus resultados:
O que é um PODCAST?
O Podcast é um conteúdo desenvolvido no formato de áudio, muito semelhante ao formato de conteúdo das rádios, mas muito mais flexível. A grande diferença entre eles é que o Podcast fica integralmente disponível para que seja ouvido a qualquer hora do dia, em diversos tipos de dispositivos, como celulares, computadores e tablets; além de ser executado em qualquer local: Durante o trânsito através do som automotivo, durante alguma tarefa no trabalho, na academia, entre outros.
Para que o formato seja tão acessível, esse arquivo de Streaming é gravado ou transmitido ao vivo e disponibilizado em plataformas diversas e muito acessíveis como Spotify, Youtube, entre outros.
Pela agilidade, eficiência e comodidade, esse formato tem se popularizado rapidamente no Brasil, e a cada dia alcança mais e mais pessoas, se mostrando um formato em ascensão acelerada no país.
Entre as características do Podcast, a segmentação de assuntos, linguagem informativa e bom humor tem ajudado a construir uma audiência fiel para vários “Podcasters”, e muitos empreendedores e grandes empresas tem olhado mais atentamente para esse novo mercado a fim de ampliar o alcance de ações de marketing e disseminação de conteúdo.
Ao contrário de outros formatos de conteúdo, que usam textos, imagens e vídeos, os Podcasts são feitos apenas para serem ouvidos, o que faz com que eles sejam uma ótima opção para quem quer consumir conteúdo de forma rápida.
Muitas vezes, esse formato é usado para transmitir palestras, debates e programas. Mas também é possível criar um podcast para falar sobre os assuntos que você domina e que possam ser atrativos e ensinar algo seu público.
Muitos professores já estão investindo em Podcasts para ministrar aulas online, coaches disseminando seus treinamentos, e empresas estão aproveitando esse formato como mais uma ferramenta de comunicação interna.Como fazer um Podcast profissional?
Agora que você já tem uma boa noção sobre o que é um Podcast, como funciona o formato e quais suas características, já deve ter percebido o quanto ele pode ser vantajoso e importante para empresas e profissionais.
Mas você sabe como fazer um podcast? Será que vale a pena investir em um formato amador ou gravar um Podcast profissional? Como fazer o planejamento de um Podcast? Confira nossas dicas:
6 dicas para planejar um Podcast
1. Defina um tema para o seu podcast
Escolher um bom assunto que você domina é o primeiro passo. Tente focar em um tema específico. Ficará muito mais fácil desenvolver um bom trabalho com um foco definido. Existem vários formatos de Podcast, como mesa redonda, debates, bate-papo, educativo, entrevista, informativo, entre muitos outros, e a definição do tema será muito importante para selecionar o que mais se enquadra no seu projeto.
2 . Defina quem irá participar o Podcast
Seu podcast precisa ser interessante para o público. Nada melhor que selecionar autoridades do seu segmento para potencializar os resultados. Entrevistas essas autoridades também podem ser muito interessantes, afinal eles acabam compartilhando essa participação nas redes sociais e isso pode ajudar a aumentar.
3. Planeje detalhadamente o seu conteúdo
Nenhum projeto pode engrenar de forma assertiva sem um bom planejamento. Antes de começar a gravar, elabore um roteiro detalhado de tudo que vai falar. Uma frase errada pode comprometer todo o seu podcast. Para facilitar, elabora por tópicos, principalmente números e dados que podem ser facilmente esquecidos. Um bom roteiro pode ser uma das chaves para o sucesso do seu podcast.
4. Tenha um bom equipamento
Aqui mora a parte mais difícil. Equipamentos de sonorização e edição de qualidade costumam ter um alto valor para aquisição, e muitas vezes não compensa investir um valor tão alto para iniciar o projeto. Uma das principais ferramentas para que um Podcast tenha uma qualidade única é o microfone exato, além de um local bom boa acústica, livre de ruídos e uma boa mesa digital de edição. Uma solução para esses casos é realizar a locação de uma sala em um estúdio profissional. Analise a possibilidade de fechar algumas diárias, e verifique como é compensatório. Estúdios profissionais contam como um espaço isento de ruídos, com os melhores microfones e equipamentos de mercado, além de dispor de equipes especializadas para sua transmissão.
5. Edite seu Podcast
Não há podcast perfeito sem edição. Ela é essencialmente necessária para cortar partes irrelevantes, pausas ou momentos em que o próprio locutor se equivocou ou se confundiu durante a gravação. Além de poder incluir músicas, trilhas, vinhetas, virgulas sonoras e muito mais. Um estúdio profissional sempre contará com um editor, e as a locação desse espaço será muito mais compensatória.
Publique e divulgue seu Podcast
Após um bom planejamento de conteúdo, seleção de convidados, contratação de um estúdio profissional, e produção de um bom roteiro é hora de publicar. Para isso, escolha a plataforma ideal. Existem muitas plataformas capazes de hospedar áudios, mas é necessário escolher as mais relevantes para o perfil do seu público-alvo. Pesquise bastante antes de publicar. Peça ajuda do seu estúdio profissional para pensar estrategicamente nessas plataformas.
Após publicar, planeje um bom projeto de divulgação para que consiga atingir sua audiência. Utilize redes sociais, blog, Youtube, e-mail marketing e demais ferramentas que te ajudem a falar com o seu público. Divulgue trechos do conteúdo, essa estratégia aguça a curiosidade e pode alcançar um maior número de cliques.
E aí, preparado para desenvolver um bom Podcast? Nós podemos te auxiliar. Se tem um projeto em mente e precisar dar um Start para que ele saia do papel, fale conosco.