Você planejou o seu evento online, criou um roteiro, listou todas as necessidades com infraestrutura de estúdio, plataforma de transmissão, convidados, elaborou aquele conteúdo incrível, mas na hora de fazer uma análise minuciosa dos gastos chegou a conclusão de que precisaria de alguns parceiros e patrocinadores para esse projeto acontecer, né? Mas como conseguir patrocínio para eventos online? Descubra agora todas as respostas sobre as principais dúvidas que cercam o universo do patrocínio para eventos online.
Patrocínio para eventos online: por que procurar parceiros para o meu evento?
Parceiros e patrocinadores não são apenas um recurso financeiro adicional para o seu evento online. Patrocinadores relevantes podem influenciar diretamente na credibilidade e autoridade do seu evento, além de movimentar networking e possibilitar diferenciais e recursos especiais para o seu evento.
Claro, o patrocínio para eventos online é super importante para o patrocinador, afinal, com essa visibilidade ele pode gerar leads, aumentar a consciência de marca, amplificar a audiência e ter uma propaganda realmente valiosa em um novo nicho de mercado. Mas vale lembrar, nem todo patrocinador pode ser interessante. Portanto, estude bem as opções antes de fazer as suas propostas e selecione estrategicamente.
Mas afinal, como conseguir o tão esperado “patrocínio”
Elaborar uma proposta de parceria para grandes patrocinadores exige alguns cuidados. Lembre-se que você precisa deixar claro a importância e relevância do seu evento e o quanto essa visibilidade pode ser importante, ressaltando sempre, as vantagens, benefícios e todo valor gerado à partir do conteúdo do seu evento. Veja um exemplo:
Proposta de patrocínio
- Conceito e objetivo do evento;
- Diferencial do seu evento em relação a concorrência;
- Perfil demográfico e psicográfico;
- Divulgação do evento, incluindo a jornada do patrocinador;
- Benefícios e vantagens em patrocinar o evento;
- Tipos de oportunidades geradas a patrocinadores;
- Espaços de divulgação (vídeos, logotipos, entrada ao vivo para o patrocinador);
- Brindes do patrocinador (mesmo online, ele poderá enviar a residência dos participantes).
Além de uma proposta bem elaborada, é importante tomar cuidado com alguns pontos para conquistar ainda mais patrocinadores. Confira algumas atitudes que podem fazer toda a diferença na hora de conseguir um bom patrocínio.
7 dicas para conseguir um bom patrocínio para o seu evento online
- Liste patrocinadores e pesquise tudo sobre eles
Já sabemos que um patrocinador pode ser determinante para o sucesso de um evento online, mas não adianta escolher qualquer um, né? Liste aqueles que tem afinidade e familiaridade com a proposta e os objetivos do seu evento. Faça uma busca ativa:
– Acesse o site do patrocinador
– Faça uma análise das redes sociais
– Pesquise como os clientes enxergam o seu patrocinador
– Entenda os valores
- Faça um planejamento completo e estratégico
A organização e o planejamento do seu evento online podem fazer toda a diferença na hora de conseguir um patrocinador. Portanto, dedique um bom tempo nessa etapa, elencando todos os processos e produza um roteiro com um plano de ação. Leve em consideração os principais pontos:
– Objetivos
– Cronograma de ação
– Metas do evento
– Roteiro do evento
- O primeiro contato é muito importante, capriche!
O seu primeiro contato com um possível patrocinador pode fazer toda a diferença nos rumos da relação de parceria e confiança que será construída. Ao contatar uma empresa pela primeira vez, apresente-se de forma cordial e tente deixar claro todos os seus objetivos. É importante tentar agendar uma reunião, assim vocês dois terão mais tempo para trocar pontos de vista e chegar na melhor solução.
- Venda o seu peixe de forma extraordinária
O seu patrocinador espera investir e ter um retorno sobre esse investimento. Portanto, deixe super claro como ele poderá ganhar com isso. Mostre as razões pelas quais ele deve investir em seu evento online e apresente retornos palpáveis que ele vai obter, seja inclusão do logotipo nas telas, espaço para inclusão de vídeos, espaço para falar ao vivo, acesso ao banco de dados, entre outros.
- Elabore um orçamento correto e minucioso
Em algum momento esse assunto aparecerá. É importante que esse orçamento prévio seja muito bem elaborado para que a cota do patrocínio fique clara. A partir do custo do evento online, será possível determinar o investimento pelo próprio patrocinador, com valores pleiteados de investimento, além de possibilitar que o patrocinador enxergue seu evento de forma amplificada.
- Crie um plano de mídia ousado
As ações de mídia e comunicação são as principais formas do patrocinador gerar valor para a marca, portanto, deixe claro no plano todas essas possibilidades.
- Não dê bobeira, crie sempre um contrato formal
Depois que o possível patrocinador já conhece todas as vantagens de investir no seu evento e entende quais são as razões para vincular a sua marca a dele, é hora de discutir a parte prática do processo, é aqui que entra o contrato.
Esse documento vai integrar todas as responsabilidades e deveres de cada parte, assinalando direitos, prazos e tudo que diz respeito a aquisição do patrocínio. Esse documento irá reger a relação da empresa com o patrocinador, portanto, apresentar uma minuta na primeira reunião após a formalização informal, pode aumentar a confiança da empresa no processo.
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