Para muitos empresários e também para pequenos e médios empreendedores o termo “Gestão de crises” é muito comum no meio corporativo e no dia-a-dia dos negócios. Isso porque as empresas e organizações estão sempre sujeitas a passar por momentos de crises, sejam elas financeiras, econômicas, judiciais, patrimoniais e até mesmo de imagem. No último mês a pandemia do Coronavírus foi evidenciada em todo o mundo, colocando milhares de empresas em alerta e obrigando que empresários em todos os países repensassem uma nova configuração para os seus negócios, como a estruturação de equipes home-office para conter a contaminação. Mas como continuar empreendendo em tempos de Coronavírus?
Nas últimas semanas, temos observado o avanço do covid-19 desde o seu surgimento na cidade de Wuhan na china, até sua chegada em grandes centros, contabilizando aproximadamente 360 mil pessoas infectadas em todo o mundo segundo dados atualizados da OMS. Com esse cenário, muitos empreendedores estão se perguntando: Como continuar empreendendo em tempos de Coronavírus? E a resposta já tem sido dada com inúmeras empresas desenvolvendo estratégias para enfrentar o “inimigo invisível” e continuar fazendo a engrenagem da economia girar.
Se você for pensar, a crise, por definição, é causada por uma grande mudança temporária. O grande erro nesse momento é tentar gerenciar a crise, quando na verdade é necessário manter o seu gerenciamento habitual “apesar dela”. O ideal nesse momento é se preparar com antecedência, ser criativo, ter soluções rápidas e liderar com clareza e direcionamento.
Gestão de crises em tempos de Coronavírus
A pandemia do Coronavírus está gerando prejuízo para muitos setores e afetando serviços essenciais como educação, medicina, ramo farmacêutico entre outros. Mas como continuar empreendendo em tempos de Coronavírus? Confira algumas soluções para manter o seu negócio rentável e evitar que ele seja afetado nesse momento:
- Busque oportunidades de fusões e aquisições
- Negocie com seus fornecedores
- Seja realista no seu valor de mercado
- Reavalie todos os seus custos de forma inteligente
- Invista numa plataforma de vendas online com atendimento personalizado digital.
- Use e abuse do marketing e das mídias sociais de forma inteligente.
- Dissemine informações. Converse com seu público, interaja!
- Invista no Streaming e no audiovisual para continuar se comunicando com clientes, fornecedores, funcionários e especialistas. Reduza custos e garanta segurança a todos.
- Encontre novos meios de continuar trabalhando (se você é especialista em algum assunto ofereça cursos, treinamentos e consultorias online através de um Webinar)
- Pense fora da caixa. Seja criativo!
E o principal: Não entre em pânico! A histeria é negativa para empreendedores e empresas, o ideal é tentar enxergar além dela e visualizar novas formas de oportunidade. Mantenha a calma e seja racional, pois só assim será possível direcionar seus esforços e investimentos no lugar exato, tomando decisões sensatas e efetivas. Não se deixe vencer pelo medo.
Um dos setores privilegiados durante a gestão de crises, é o setor de “inovação”. Aposte nele dentro da sua empresa. Esses setores florescem em meio a crises, questionam ortodoxias e fazer pensar em alternativas para lidar com problemas que inicialmente parecem “impossíveis” de serem contornados.
As medidas óbvias, como controle e redução de custos, perspectivas para esse novo cenário, e estratégias para enfrentar essa nova realidade também são ideais nesse momento de conflito.
Pode demorar, mas uma hora a crise vai passar. E os empreendedores e empresários que conseguirem lidar com as dificuldades da melhor forma agora serão aqueles mais capacitados que conseguirão sair na frente e se reerguer de forma mais rápida e eficiente.
E sua empresa, o que está fazendo para continuar empreendendo em tempos de Coronavírus?