Planejar um webinar pode parecer assustador. Formato, conteúdo, técnica, rede, divulgação, são vários pontos entre uma transmissão ao vivo e seu público final. Ao mesmo tempo que a estratégia pode trazer resultados surpreendentes, muita coisa pode dar errada, não é mesmo?
Imprevistos acontecem e é preciso estar preparado. O processo fica mais fácil se as possíveis dificuldades e caminhos a seguir forem pré estabelecidos para assim ter uma transmissão com bons resultados.
# 1 – Tema e título atrativos é fundamental
A primeira coisa é definir a pauta e criar um título que chame a atenção. Isso será a porta de entrada para conquista um número grande de inscrições.
# 2 – Canais de divulgação
Facebook, Twitter, Instagram, e-mail, site, a variedade de meios para divulgar a programação de uma transmissão é grande, mas é preciso escolher corretamente para não dar um “tiro no pé”.
No topo do ranking de canais mais efetivos para divulgar um webinar, o e-mail ganha em disparado. Mais de 70% dos registros são derivados de e-mails marketing, já o Facebook e Twitter são os menos efetivos.
Isso não significa que campanhas de divulgação nestas redes sejam descartadas, ao contrário, é possível aproveitar as redes sociais de empresas parceiras para um maior alcance de público.
# 3 – A hora da divulgação
Com os canais para promoção do seu webinar escolhido, o passo seguinte é definir quando fazer a divulgação. Este momento é crucial para que a campanha surta efeito. Se divulgada muito antes, o público vai dispersando, e se divulgada muito em cima da hora, não dá tempo.
Comece a divulgação pelo menos 1 mês antes da data marcada. Esse é o tempo ideal para gerar um fluxo constante de registros; Prefira promover a campanha em dias da semana e nos horários da manhã, horário que as pessoas estão mais propensas a este tipo de informação; Ah, outra dica importante é: aumento o fluxo de promoção a medida que a data se aproxima, pois a maior taxa de inscritos ocorre em média uma semana antes do evento.
# 4 – Os perrengues da área técnica
Lidar com tecnologia é ótimo, mas ao mesmo tempo nos sentimos reféns das suas surpresas. “E se internet cair?” “E se a plataforma travar?” “E se o vídeo estiver com delay?” “como o conteúdo será armazenado?” “E se o site estiver fora do ar?”. Essas e tantas outras perguntam passam pelo planejamento de um webinar.
Mas apesar das dúvidas perturbarem, é muito melhor poder contar com uma infraestrutura profissional que pode dar soluções para todos esses “perrengues”. Dessa forma, é possível testar cada componente da transmissão, som, imagem, iluminação, rede de internet, plataforma e outras coisas.
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