Este é um post especial para pessoas que planejam apresentar ou já estão acostumadas a fazer apresentações de webinar ou outras transmissões ao vivo.
Assim como o post anterior sobre apresentações criativas, o papel do apresentador/a na transmissão é fundamental. As vantagens de um webinar são inúmeras, mas o fato da pessoa precisar falar em frente a uma câmera pode causar certa insegurança.
Por isso, listamos algumas dicas valiosas para o apresentador/a de um webinar:
Preparo prévio
Você não precisa passar dias e dias ensaiando, mas experimente estabelecer um roteiro de falar, mesmo que em tópicos e repasse-os em voz alta, convide algumas pessoas para ouvir, dessa forma é possível identificar possíveis gafes e erros.
Isso vai fazer com que os temas e a ordem da apresentação fiquem mais claros na cabeça, e automaticamente, mais naturais.
Linguagem oral
Assim como a linguagem tem papel fundamental na apresentação, também é preciso que a linguagem, oral ou corporal, de quem vai apresentar esteja alinhada com o objetivo da transmissão.
Por exemplo: se o seu webinar tem como objetivo apresentar um produto para os parceiros, a forma de falar não vai ser a mesma se fosse um vídeo técnico sobre este mesmo produto. Ou então se o vídeo fosse para o público externo. A forma de passar as informações sobre este mesmo produto muda.
Se o apresentador começar a falar termos técnicos para um público que não é técnico, certamente um ruído de comunicação vai acontecer e as chances das pessoas abandonarem a transmissão é grande.
Linguagem corporal
Isso também acontece na maneira como nos portamos, a linguagem corporal. A dica primordial é: evite excessos. Seriedade em excesso, brincadeiras em excesso, animação em excesso, e por aí vai. Qualquer estratégia em excesso não trará bons resultados. Isso pode parecer intuitivo, mas sabemos que na frente das câmeras as coisas mudam, não é mesmo?
O ideal é sempre manter um tom de conversa, ou seja, de forma natural, para que o interesse do público em continuar assistindo sua transmissão também seja natural.
Interação na medida certa
Seja em um webinar semi presencial, virtual ou evento online, a interação com público é mais do que necessária. Afinal, uma postura fechada ao diálogo e “detentora do conhecimento” pode afastar audiência. Isso diferencia de uma vídeo aula.
Busque ganchos nos assuntos abordados para abrir para interações com que está assistindo, seja pelo chat, enquetes ou interações ao vivo. Lembre-se que seu público pode acrescentar e trazer boas contribuições para a sua transmissão.
Mas claro, o outro lado da moeda também é necessário. Saiba que é preciso mediar as interações e estar aberto à diversas situações. Nem sempre as interações ao vivo acontecem como planejamos, mas tudo bem, mantenha a calma e de forma natural, siga com o seu conteúdo.
Pode parecer clichê, mas sinta-se a vontade e demonstre que está se divertindo, isso vai te aproximar do público. E por fim, não esqueça de enfatizar as possibilidades de acessar o conteúdo após a transmissão ao vivo, reforçando um engajamento maior pós webinar.
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