Este é um tema que é sempre bom retomar. Falamos sobre diversos aspectos de uma transmissão ao vivo e agora estabelecemos algumas etapas primordiais para fazer um Checklist para webinar.
A lista pode ser aplicada para diversos formatos de webinar, como treinamentos, palestras, convenções, entre outros. Vamos lá?
Etapa 1: Pré – webinar:
Tudo começa com o Planejamento, que é preciso acontecer com no mínimo um mês de antecedência. Comece a planejar a sua transmissão e anote suas estratégias:
- Ter objetivos palpáveis (ex: gerar leads ou apresentar uma marca);
- Ter um público alvo definido (dessa forma você consegue definir melhor quais estratégias de comunicação utilizar para chamar a atenção);
- Ter um tema que reflita seu público alvo ou um tema de grande relevância (afinal, não adianta querer falar sobre algo que seu público não tem interesse);
- Defina um título chamativo e estabeleça os principais itens abordados no webinar;
- Defina uma data, horário e tempo de duração ( a partir disso é possível saber que tipo de estrutura será necessária para a transmissão);
- Contrate uma plataforma de webinar, com estrutura profissional, como a Cross Host;
Oba! Agora passamos para a fase da Divulgação, que precisa acontecer pelo menos 3 semanas antes do Webinar, ok? É bom lembrar que se você deixar para divulgar com muito tempo de antecedências as pessoas esquecem, e muito em cima da hora, as pessoas já têm outros compromissos. Então fique de olho no tempo ideal.
- Defina um plano de marketing com peças gráficas e estratégias para chamar a atenção do público;
- Faça peças de divulgação para redes sociais, site, blog e e-mail marketing (se for fazer algum tipo de divulgação paga, é bom traçar um orçamento para depois conseguir medir o Retorno Sobre Investimento, também chamado de ROI);
- Faça parcerias para a divulgação do webinar (a divulgação de releases e newsletters para parceiros funciona bastante).
Tá chegando! Faltando uma semana para a transmissão, é hora da Preparação:
- Esteja com apresentação e apresentador prontos (a escolha de um apresentador é fundamental);
- Elabore enquetes e pesquisas para conhecer melhor o seu público;
- Separe materiais que possam ser disponibilizados para download e complementar sua apresentação;
- Envie lembretes para os participantes inscritos por e-mail ou SMS (ou ambos).
Etapa 2: Durante :
- Cumpra o horário estipulado, e caso aconteça algum imprevisto, assuma o atraso e explique para os espectadores o que aconteceu. Além de dar um prazo para quando a transmissão começar.
- Tenha certeza que todos os participantes estejam devidamente conectados;
- Tenham os momentos de interação estipulados (depois da palestra, em algum momento de pausa entre os tópicos, por exemplo);
- Colete informações dos participantes durante a transmissão (você poderá aproveitá-las depois);
- Deixa sua apresentação disponibilizada para download.
Etapa 3: Após o webinar:
- Envie um e-mail de agradecimento aos participantes logo após o webinar (neste e-mail já envie a apresentação e uma pesquisa de satisfação);
- Envie um e-mail para quem se inscreveu e não participou (deixando claro que é possível acessar ao webinar gravado por meio de um link).
Após uma semana da sua transmissão, você pode fazer uma Análise de tudo que foi coletado:
- Confira os resultados da pesquisa de satisfação (assim você tem uma base para futuras transmissões);
- Analise se o conteúdo gravado foi acessado;
- Faça relatórios e classifique os resultados obtidos, calculando o ROI, por exemplo.
Este Checklist pode variar de acordo com a demanda do seu Webinar, mas representa etapas importantes que se aplicadas, geram resultados muito positivos.
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