A famosa apresentação impactante. Aquela feita em Power Point, no Prezi, todo mundo sabe o que é, mas será que é tão fácil assim? Um dos grandes desafios de planejar um webinar seja esse, planejar o conteúdo de uma apresentação.
Isso acontece porque a apresentação é o fio condutor entre toda a estrutura criada para o webinar (incluindo o palestrante) e o objetivo final: o público.
É regra: se uma apresentação de webinar não conquistar, o público não vai se sentir atraído, não vai dar continuidade e nem se interessar por manter um relacionamento próximo. Por isso que o adjetivo que pode definir uma boa apresentação é: envolvente.
Definindo o foco e estratégias de linguagem
O primeiro passo é saber quais as reais necessidades do seu público. O que ele espera ouvir de você? E a partir daí, deixar passar essas informações de forma criativa.
Bem, se você já está nessa fase, obviamente deve saber a importância de ter uma apresentação “em movimento”, ou seja, com recursos de imagem e som que chamem a atenção.
Essas já são questões relacionadas à linguagem. Por mais técnico o assunto do seu webinar possa ser, uma linguagem objetiva e de fácil entendimento é sempre a melhor saída para cativar os usuários. Falar ou escrever “difícil”, com palavras rebuscadas, muito texto e pouca interatividade, vai afastar ao invés de cativar.
Usando o Storytelling
Com certeza você já deve ter ouvido essa palavra entre a galera do marketing. A palavra parece nova, mas o conceito não. Storytelling é a técnica de contar uma história cativante. E no marketing, essa técnica é usada para passar valores e visões de mundo, que façam com que o público se sinta parte de algo. E de certa forma serem fidelizados por uma marca, empresa, etc.
Isso acontece porque uma história cativante, uma narrativa bem apresentada, influencia opiniões e tomada de decisões.
Essa técnica, se usada na linguagem de transmissão ao vivo, certamente vai resultar em um webinar com uma apresentação impactante.
Um webinar com apresentação impactante continua impactando
Mesmo depois da transmissão ao vivo do seu webinar, uma apresentação impactante pode, e deve continuar atraindo o público. E para isso, é preciso investir em estratégias de marketing, como já abordamos aqui neste blog algumas vezes. Esse é o gerenciamento de conteúdo.
O que pode ser feito a partir dessa apresentação? Dessa pergunta é possível ramificar temas e materiais que podem ser usados de outras formas para continuar conversando com o seu público. Infográficos, e-books, tutoriais, posts para redes sociais, newsletters, e-mail marketing, e tantos outros formatos de conteúdos que podem surgir a partir de uma apresentação bem elaborada e criativa.
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