Recentemente publicamos a primeira parte do Guia rápido para planejar um webinar de sucesso e hoje daremos continuidade a outras situações práticas para realizar uma transmissão e planejar um webinar interessante.
# 1 – Envolva seu público
Os fatores que vão fazer seu público interagir com a transmissão são basicamente: a apresentação em si e a presença do apresentador.
A todo mundo é preciso estabelecer a relação de conversa e instigar os participantes a participarem do assunto, seja pelo chat, por enquetes, envio de perguntas e/ou comentários.
Uma maneira atrativa de promover a interação é por meio de premiações. O apresentador solta um desafio e o primeiro participante que responder corretamente ganha um bônus ou prêmio. Sorteios também são formas de incentivar o público.
Como já reforçamos outras vezes aqui no blog, a apresentação também não fica de fora. Com um visual atrativo, seu público ficará mais interessado no seu conteúdo.
# 2 – Capture dados
Quanto mais você souber sobre quem está consumindo seu webinar, mais chances você terá de manter um relacionamento, continuar gerando novos leads e atender esse público da melhor forma.
Ferramentas para melhorar as conversões da sua transmissão:
– Use formulários curtos e objetivos (pensa apenas perguntas essenciais isso vai ajudar tanto quem estará respondendo tanto você que fará a tabulação destes dados depois);
– Crie uma landing page para concentrar todas as informações e conteúdos que você quer fornecer para o público;
– Use vídeos nesta página, isso aumenta a chances das pessoas se interessarem;
– Use textos curtos e objetivos, caso contrário, ninguém vai se interessar para ler;
– Use uma linguagem motivacional e de urgência para as pessoas se inscreverem no momento que acessarem;
– Deixa todas as opções de contato muito visíveis e instigue este contato.
# 3 – Tenha controle dos dados coletados
Não adianta ter em mãos informações valiosas se você não organizá-las e saber como aproveitá-las a seu favor. Estabeleça indicadores de desempenho, KPIs, assim ficará mais claro se suas estratégias estão dando certo ou não.
KPIs mais usados para medir um webinar:
– Número de inscrições;
– Taxa de atendimento;
– Pontuações dos participantes;
– Número de interações;
– Número de leads qualificados (usuários que de fato se tornou cliente ou que voltou a consumir seus conteúdos);
# 4 – Saiba como usar os dados coletados
Esta é a grande sacada. Como usar tudo isso que você conseguir coletar a seu favor? Como transformar estes dados em coisas maiores? Em números mais altos? Existem muitas formas de continuar gerando leads mesmo depois do webinar ao vivo, como:
– Deixa o vídeo da transmissão ao vivo disponível;
– Crie uma página para disponibilizar os materiais usados durante o webinar;
– Use o conteúdo do webinar de forma diferente (é possível criar um e-book, um slideshare ou um guia);
– Use informações, citações, gráficos ou outras informações impactantes para posts em redes sociais.
Estas são apenas algumas das diversas possibilidades que um webinar oferece. Com foco e dedicação é possível planejar um Webinar eficaz e disseminar o seu conteúdo com sucesso.
Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, explicações e outras informações do mundo do webinar.
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