Na semana passada, começamos uma série de posts sobre o mundo do webinar: um guia rápido de planejamento e tendências para 2018. Daremos continuidade nas próximas semanas. Hoje falaremos sobre fazer um Webinar por conta própria. Será que é uma boa opção?
Se você está empenhado em adotar o webinar como estratégia mas ainda não pode contar com ajuda profissional, este check list vai ajudar. Descubra a seguir os itens e equipamentos que são fundamentais para fazer um webinar acontecer:
#1 – Ambiente e iluminação
O formato de um webinar, mesmo sendo um seminário online, permite muita experimentação. Não é preciso necessariamente realizá-lo em uma sala de reuniões ou de aula. Se for o caso de uma transmissão amadora, opte por ambientes mais discretos.
Também é preciso pensar na iluminação. Locais com muita claridade vão deixar a imagem estourada, ou seja, com a luz branca extremamente branca, e escura caso o ambiente for mal iluminado.
O ideal é realizar a transmissão com luz controlada, com lâmpadas próprias para iluminação de vídeos em ambiente em que as janelas podem ser fechadas, por exemplo.
#2 – Áudio
Já citamos a importância do áudio e da imagem em posts anteriores, mas é sempre bom lembrar que estes itens são essenciais para que um webinar atraia o público. Ambientes com muito ruído, barulho externo ou interno não são recomendados. Locais que produzam eco, também não.
O uso de microfones é bem importante. Mesmo com toda a tecnologia das câmeras DSLR e filmadoras, o áudio microfonado é muito melhor e com melhor nitidez do que um som ambiente captado pelas câmeras.
Existem boas opções de microfone no mercado, caso a sua transmissão do webinar não seja profissional, é preciso saber qual se encaixa melhor no seu tipo de webinar:
Microfone direcional – capta o som em uma única direção e sua vantagem é essa, por não captar os sons do ambiente.
Bidirecional – Capta o áudio na parte da frente e atrás do aparelho
Omnidirecional – A captação do som é a mesma em qualquer direção.
Outro item importante é o adaptador para microfone, uma vez que os conectores de microfones não são compatíveis com as entradas dos notebooks.
#3 – Imagem
Se o seu webinar vai contar com ajuda profissional, este item é praticamente irrelevante. Caso contrário, essa é uma preocupação e tanto, afinal a imagem do vídeo deve ter no mínimo uma qualidade razoável.
No mercado existem diversas opções, desde as mais caras como as DSLR, mas também filmadoras e câmeras mais compactas, tudo dependerá do seu orçamento.
A Cross Host, por exemplo, conta com um arsenal de filmadoras profissionais que captam em qualidade Full HD e até mesmo em 4K. E claro, disponibiliza profissionais experientes para operação de câmera, corte, áudio e toda a parte técnica da transmissão do webinar.
#4 – Fundo/ cenário
Este é um quesito que também depende muito do quanto é possível investir. Existem possibilidade de usar painéis de chroma, aquela tela verde em que se pode projetar informações pelo computador, e assim tornar a presentar mais dinâmica.
Outra opção são os softwares de corte de imagem para dividir a tela da transmissão entre o apresentador e uma apresentação.
Se as ideias acima ainda não se encaixarem no seu projeto, o ambiente precisa estar apresentável para ficar visualmente bonito, sendo possível montar um cenário clean com poucos artigos. E lembre-se, menos é mais na hora da escolha.
#5 – Internet
Sem uma internet que suporte a transmissão do seu webinar, nada do que foi dito anteriormente vai adiantar, certo? Por isso, certifique-se que o seu pacote de internet tem uma boa taxa de upload (taxa de envio de informação) e download (taxa de recebimento de informação).
Para entender melhor os tipos de internet para streaming, confira este artigo.
Transmissão profissional
É possível realizar um webinar em casa ou no escritório, é válido para experimentação da estratégia. Mas se uma empresa pretende investir em conteúdos corporativos com frequência e obter grandes resultados, contar com uma equipe profissional faz toda a diferença.
A Cross Host oferece infraestrutura completa para webinars, desde equipamentos como a plataforma de transmissão, personalizada de acordo com o cliente.
Visite nossa página especial de webinar, clicando aqui e veja as diversas possibilidades para deixar os seus eventos online ainda melhores.
Dúvidas? Entre em contato!