Já assistiu algum webinar visualmente atrativo? Sentiu a diferença? Pois é, ao organizar e planejar transmissões ao vivo como webinars tendemos a pensar muito no conteúdo (que é fundamental), na estrutura para essa transmissão e questões como mensuração de resultados, como falamos no artigo sobre medir o ROI do webinar.
E pode acontecer de deixarmos de lado o formato visual desse webinar, que é fator determinante para reter o público e gerar todas as informações necessárias depois. Listamos algumas dicas que muitas vezes são esquecidas no planejamento de um webinar:
O webinar perfeito é aquele que proporciona uma experiência interativa e imersiva. É importante se concentrar em estar 100% conectado com seu público.
Uso de vídeos e imagens impactantes para um webinar visualmente atrativo
Elementos visuais, principalmente em movimento, são muito bem recebidos pelo público, mas precisam ser usados com moderação.
O layout de apresentação também faz parte. Nossa atenção está diretamente ligada a fatores visuais, e por isso, contratar um designer para pensar em um layout bonito para a apresentação é interessante.
Usar imagens impactantes vai muito além de colocar imagens de algum banco de imagens gratuitos para apenas ilustrar cada slide. Uma charge interessante, um vídeo com informação, uma tirinha ou sátira, são exemplos de conteúdos mais eficientes do que aquela tradicional imagem de um grupo de pessoas discutindo em uma reunião, ou segurando um celular, entre outros clichês.
Slides clichês que não provocam nenhuma reação são facilmente esquecidos. E não é essa a intenção em um webinar.
Até mesmo imagens de capturas de telas para demonstração de cases, por exemplo, são muito interessantes para contar uma história e construir uma narrativa.
O vídeo deve estar inserido diretamente na apresentação
Estamos em 2018 e não dá mais para cometer a gafe de perder alguns minutos de apresentação porque não está encontrando o vídeo no pen drive ou o vídeo não carrega no YouTube, né?
Se o conteúdo em vídeo não é colocado diretamente na apresentação, a proposta de deixar um webinar visualmente atrativo não acontece. Exemplo: se seu webinar cita alguma solução de sua empresa, que tal colocar depoimentos em vídeo de pessoas que experimentaram a solução? Ou então alguém especialista da empresa falando sobre a solução?
Com certeza o efeito será mais impactante do que apresentar apenas gráficos e resultados.
Elementos visuais do apresentador/a
Isso engloba também questões de cenário ou fundo e o fato do apresentador/a precisar ser carismático. De acordo com uma pesquisa realizada pela Forbes, o contato visual em uma conversa, mesmo que virtual, passa a sensação de conexão e proximidade.
Isso também acontece com retratos e fotografias que representam olhares, por exemplo. Quanto maior o contato humano visual entre os envolvidos, maior será o poder de conexão com o público.
Em um webinar, essa capacidade do apresentador se conectar com os participantes e o uso de ferramentas de interatividade trazem ótimos resultados.
Quer saber mais dicas sobre webinar? Confira os outros artigos do nosso blog, ou então entre em contato conosco e saiba todas as soluções disponíveis da Cross Host!