Hoje em dia transmitir um conteúdo ao vivo é uma premissa para conseguir o bom posicionamento de uma marca, mas saber qual a plataforma para transmissões ao vivo mais adequada para o negócio é também um desafio.
As opções para esse tipo de estratégia são variadas, por isso, separamos aqui três tipos de plataforma para transmissões muito utilizadas: Facebook, Youtube e Webinar, bem como suas principais características, vantagens e desvantagens.
Sem dúvida o Facebook é a ferramenta mais popular quando se trata das lives, sobretudo pelo alcance do público, como já abordamos em nosso artigo sobre transmissões ao vivo para Facebook. Isso acontece porque os vídeos ao vivo são conteúdos com o algoritmo priorizado, ou seja, ficam em primeiro lugar no sistema que define o que vai aparecer primeiro no feed de notícias dos usuários da rede.
Além disso é possível definir o público por meio de listas e interagir pelos comentários, direcionando o conteúdo para o público alvo e aumentando as chances de novos seguidores e interações.
O vídeo que foi transmitido ao vivo fica armazenado na página juntamente com suas métricas e dados coletados, nos quais é possível ver qual o pico dos espectadores, quantos usuários foram atingidos, quantidade de reações, comentários e compartilhamentos. Isso é muito importante para os gestores aperfeiçoarem cada vez a estratégia.
A tecnologia responsiva também permite a utilização em computadores desktops, tablets e celulares. Outra facilidade apresentada pela plataforma para transmissões ao vivo do Facebook é o tempo dos vídeos, que podem durar até quatro horas (gravadas), suficiente para todos os tipos de conteúdo, como divulgação de produtos, eventos, entrevistas e bate papos.
O Facebook Live está sendo muito explorado pelas páginas corporativas do Facebook. Atualmente, até mesmo as mídias tradicionais como a TV adotaram a transmissão de seus conteúdos e notícias através da plataforma.
Youtube
O Youtube Live, é uma plataforma que conta com um canal exclusivo para transmissões ao vivo que oferece recursos adicionais e personalizados e tem o conteúdo facilmente encontrado por mecanismos de buscas, o que já não é o caso do Facebook, por exemplo.
Com a plataforma é possível agendar uma live, transmitir ao vivo pelo tempo que for necessário, redirecionar o público para um site externo por meio de cartões e é a plataforma para transmissões com o maior número de informações métricas para avaliação do conteúdo transmitido.
O desafio de usar tal ferramenta é a divulgação, pois seu modelo de publicação é diferente do Instagram, Twitter e Facebook, e por isso é mais indicado para marcas que já possuem um canal sólido e com público cativo no Youtube.
Contudo, não há uma regra para o tipo de transmissão ao vivo. É possível apresentar serviços, testar produtos, realizar promoções, tutoriais ou ressaltar qualquer assunto que eleve o a audiência com engajamento
Durante as transmissões, a plataforma disponibiliza uma caixa de comentários, dessa forma, eles podem interagir com o realizador da live, que, por sua vez, tem a chance de se aproximar ainda mais dos clientes em potencial.
Webinar
O webinar é uma plataforma para transmissões ao vivo com característica corporativa, muito utilizada em cursos, palestras, congressos, treinamentos, workshops, entre outros tipos de apresentações.
Com formatos mais rebuscados do que as redes sociais, o webinar é direcionado a um público específico, permitindo interações como chats de voz, textos e até compartilhamento de arquivos em tempo real.
Por ser direcionado, sua divulgação também precisa ser específica, demandando uma estratégia de marketing própria para a divulgação da transmissão em sites, blogs, redes sociais e outros espaços.
A Cross Host, oferece soluções inovadoras para transmissões ao vivo em redes sociais e para webinars. Ficou interessado/a? Entre em contato!